Como carregar uma bateria para automóveis Dicas de segurança para o carregamento Como posso prestar assistência de arranque ao meu veículo?
← Carregamento Um carro azul a receber assistência de arranque – os cabos já estão ligados

Dicas de segurança para o carregamento

Após longos períodos de armazenamento (12 meses ou mais), a bateria necessita de ser recarregada quando a tensão do terminal é inferior à tensão necessária. Ao recarregar, assegure a sua segurança e a das pessoas em seu redor ao seguir as dicas de segurança para o carregamento (como utilizar luvas protetoras).

Consulte o manual do proprietário do seu veículo e o manual de instruções do seu carregador de bateria para carregar uma bateria para automóveis. Consulte as instruções de segurança que acompanham o carregador e a bateria. Tenha em mente que as baterias contêm ácido sulfúrico, que provoca queimaduras graves, e gases de hidrogénio-oxigénio, que podem ser explosivos.

Carregamento seguro

NUNCA TENTE CARREGAR UMA BATERIA SEM TER LIDO PRIMEIRO AS INSTRUÇÕES DE USO DO CARREGADOR UTILIZADO. Além dessas instruções de uso do fabricante do carregador, devem ser tomadas as seguintes medidas de precaução:

  • Use sempre proteção adequada dos olhos, da face e das mãos.
  • Carregue sempre as baterias numa área bem ventilada.
  • Mantenha as cápsulas de ventilação apertadas e niveladas.
  • Desligue o carregador e o temporizador antes de conectar os cabos à bateria para evitar a formação de faíscas perigosas.
  • Nunca tente carregar uma bateria visivelmente danificada ou congelada.
  • Conecte os cabos do carregador à bateria; o cabo vermelho positivo (+) ao polo positivo (+) e o cabo preto negativo (-) ao polo negativo (-). Se a bateria estiver no veículo, conecte o cabo negativo ao bloco do motor para servir de massa. Certifique-se de que a chave de ignição e todos os acessórios elétricos estão desligados. (Se o veículo tiver massa positiva, conecte o cabo positivo ao bloco do motor.)
  • Certifique-se de que os cabos do carregador não estão quebrados, desfiados ou mal fixos ao mesmo.
  • Ajuste o temporizador, ligue o carregador e aumente a taxa de carregamento lentamente até atingir o valor de amperes desejado.
  • Se a bateria aquecer ou no caso de desgaseificação violenta ou de esguichos de eletróltio, reduza a taxa de carregamento ou desligue o carregador temporariamente.
  • Desligue sempre o carregador antes de desconectar os cabos de ligação do mesmo à bateria para evitar a formação de faíscas perigosas.

Outros recursos e downloads:

A manutenção e os cuidados certos (PDF)

Guia de testes de bateria (PDF)