Painel de instrumentos de um carro com o relógio no lado esquerdo, o indicador de velocidade no lado direito e o sinal de start-stop no centro

Os princípios básicos da tecnologia start-stop

Os sistemas start-stop desligam e ligam novamente o motor de forma automática, para reduzir a quantidade de tempo em que está em ponto morto e, assim, reduz o consumo de combustível e as emissões de gases. A maioria dos fabricantes opta por instalar baterias da VARTA® nos seus veículos start-stop a sair da linha de produção.

A bateria encontra-se no âmago do carro. É o elemento que fornece energia a tudo, desde a ignição aos sistemas elétricos do veículo continuamente em funcionamento e sistemas de entretenimento internos. A bateria assegura energia constante para todas as outras funcionalidades durante o processo de start-stop. Estas baterias têm de fazer muito mais do que apenas ligar o carro. É por isso que a BATERIA é o CORAÇÃO do veículo.

Atualmente, a maioria dos carros novos têm a funcionalidade start-stop, motivo pelo qual criámos duas inovadoras baterias da VARTA® com capacidade para start-stop: a Silver Dynamic da VARTA® com a tecnologia AGM para veículos com start-stop avançados e com travagem regenerativa e a Blue Dynamic com a tecnologia EFB para veículos com start-stop convencionais.

Conduzir e acelerar

Um avançado sistema de gestão de energia desacopla o alternador durante a aceleração e em condições de condução normais. Isto quer dizer que há mais potência do motor disponível para as rodas. O alternador só volta a reacoplar-se quando o nível de carga da bateria descer abaixo de um limiar predefenido.

Requisitos da bateria:

A bateria é descarregada e carregada e tem de abastecer todos os aparelhos elétricos autonomamente.

Travar

A travagem regenerativa permite que a energia cinética do veículo seja parcialmente convertida em energia elétrica, a qual é depois conduzida para a bateria.

Requisitos da bateria:

A bateria precisa de ser recarregada rapidamente e de dispor de capacidade suficiente para a energia adicional. A bateria tem de estar apta para funcionar com pouca carga.

Parar e desligar o motor

Quando o veículo para, o sistema Start-Stop desliga o motor.

Requisitos da bacteria:

Mesmo que esteja descarregada, a bateria tem de fornecer o alternador do motor de arranque com a energia suficiente para este voltar a arrancar o motor.

Ferramenta de pesquisa de baterias da VARTA®

Ferramenta de localização de distribuidores da VARTA®

Encontrar outros distribuidores