Como funciona uma bateria?
A bateria acumula eletricidade para uso futuro. Ela desenvolve tensão a partir da reação química gerada quando dois materiais desiguais tais como as placas positiva e negativa são imergidas no eletrólito, ou seja, na solução de ácido sulfúrico e água. Numa bateria de chumbo-ácido típica, a tensão é de aproximadamente 2 volts por elemento para um total de 12 volts. A eletricidade flui da bateria logo que haja um circuito entre os polos positivo e negativo. Isto acontece quando qualquer acessório que necessita de eletricidade como o rádio por exemplo estiver conectado à bateria.
A maior parte das pessoas desconhecem que uma bateria de chumbo-ácido se encontra num processo constante de carga e descarga. Quando a bateria estiver conectada a um acessório que necessita de eletricidade tal como o motor de arranque do veículo, a corrente flui da bateria. Ela começa então a ser descarregada.
No processo contrário, a bateria é carregada quando a corrente flui para ela restaurando assim a diferença química entre as placas. Isto acontece quando se circula sem acessórios e o alternador conduz corrente para a bateria.
Como a bateria se descarrega, as placas de chumbo tornam-se quimicamente mais iguais, o ácido fica mais fraco e a tensão baixa. Eventualmente, a bateria descarrega-se de tal modo que deixa de poder fornecer eletricidade de tensão útil.
Uma bateria descarregada pode ser recarregada conduzindo-se-lhe corrente elétrica. O seu carregamento completo restaura a diferença química entre as placas e deixa-a pronta para fornecer a potência plena.
Este processo ímpar de carga e descarga da bateria de chumbo-ácido significa que a energia pode ser descarregada e restaurada permanentemente. É isto que denominamos capacidade cíclica da bateria.