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A Energia dos Veículos Elétricos: VARTA AGM xEV 

Os veículos híbridos e elétricos a bateria estão a tornar-se cada vez mais populares. Uma vez que a maioria destes veículos ainda utiliza uma bateria de 12V, isto acarreta novos desafios, dependendo do tipo de propulsão. Os veículos elétricos (EV) estão classificados em função do seu grau de propulsão elétrica. Paralelamente ao motor de combustão interna (ICE) comum, existem três tipos principais de veículos eletrificados: O Veículo Elétrico Híbrido (HEV), o Veículo Elétrico Híbrido Plug-In (PHEV) e o Veículo Elétrico a Bateria (BEV). Na VARTA temos um nome que os abrange a todos: xEV.

xEV: uma solução para todos os EV 

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A base desta abreviatura é o sufixo "EV" para "electric vehicle" (veículo elétrico), que se refere ao motor elétrico presente nestes veículos. O “x” representa todos os subtipos de EV: BEV para veículo elétrico a bateria, HEV para veículo elétrico híbrido e PHEV para veículo elétrico híbrido plug-in.

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BEV- Veículo Elétrico a Bateria

Um veículo sem motor de combustão interna, que é impulsionado apenas eletricamente e possui uma grande bateria de iões de lítio de alta tensão para armazenar a energia elétrica
  1. Bateria de 12V
  2. Conversor DC/ DC
  3. Bateria grande de iões de lítio de alta tensão
  4. Conversor AC/ DC
  5. Motor de tração de alta tensão
  6. Fonte de alimentação elétrica (estação de carga/wallbox)
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HEV – Veículo Elétrico Híbrido

Um veículo que, para além do motor de combustão como sistema de propulsão principal, possui também um motor elétrico e uma pequena bateria de tração de alta tensão que permite conduzir pequenas distâncias com propulsão elétrica
  1. Bateria de 12V
  2. Conversor DC/ DC
  3. Bateria de alta tensão
  4. Conversor AC/ DC
  5. Motor de tração de alta tensão
  6. Depósito de gasolina ou diesel
  7. Motor de combustão interna
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PHEV – Veículo Elétrico Híbrido Plug-In

Uma extensão do HEV. Isto permite que a bateria de tração também seja carregada através de uma estação de carga ou wallbox. A bateria de alta tensão é normalmente maior que nos veículos HEV, o que possibilita a condução de distâncias maiores em modo totalmente elétrico
  1. Bateria de 12V
  2. Conversor DC/ DC
  3. Bateria de alta tensão
  4. Conversor AC/ DC
  5. Motor de tração de alta tensão
  6. Depósito de gasolina ou diesel
  7. Motor de combustão interna
  8. Fonte de alimentação elétrica (estação de carga/wallbox)

A importância das baterias de 12V nos EV

As baterias de 12V continuam a ser um componente essencial de qualquer veículo– até dos elétricos! Estas baterias são essenciais para arrancar o veículo elétrico, suportar as necessidades de energia de baixa voltagem durante a condução e em caso de emergência ou falha da bateria de alta voltagem. Elas servem como uma segunda fonte de energia para garantir o funcionamento ininterrupto de sistemas críticos de segurança, como o ABS e o ESP, mesmo quando a bateria de alta voltagem está comprometida. Também são necessárias para ativar a transmissão de alta voltagem e suportar todos os consumidores elétricos que requerem energia quando a ignição está desligada, como o sistema de fecho centralizado ou o sistema antirroubo.
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Ao seu lado – com baterias AGM de excelência

As estatísticas de avarias da ADAC identificam a descarga das baterias de 12V como uma das principais causas de avaria nos veículos elétricos. Diferentes fatores podem sobrecarregar as baterias convencionais para além das suas capacidades. A tecnologia AGM é a escolha mais robusta para as exigências dos veículos elétricos, tendo já provado a sua fiabilidade em milhões de veículos com sistemas Start-Stop. Esta tecnologia proporciona um impulso de energia que fornece eletricidade em situações de emergência, bem como um elevado desempenho cíclico e robustez de descarga profunda. Finalmente, também oferece segurança inerente em comparação com as baterias de íon de lítio e convencionais, devido à sua robustez contra sobretensão e subtensão, à sua estrutura à prova de vazamentos, e às reações suaves em caso de curto-circuito interno. Consoante a maturidade dos veículos elétricos, a bateria de 12V utilizada poderá ser diferente, dependendo do ano do modelo. Além disso, um veículo com tecnologia SLI pode fazer a transição para a tecnologia AGM ao longo do seu ciclo de vida. O nosso portfólio de baterias cobre 90% dos veículos elétricos atualmente em circulação, e estamos sempre a expandir e melhorar a nossa cobertura.

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