Fotografia a preto e branco de um homem idoso

VARTA® brand history (1887-1909)

As baterias da VARTA® têm fornecido ao mundo tecnologia avançada, desempenho poderoso e serviço excecional durante mais de 100 anos.

1887: Adolf Müller coloca a pedra basilar para o sucesso da VARTA®

Na década de 1880, o espírito da invenção está presente em toda a parte com o surgimento das primeiras e numerosas tecnologias inclusivamente do motor de combustão interna, dos raios X e da luz elétrica que transformam e enriquecem a vida quotidiana. É nesta época que Adolf Müller funda a também inédita empresa Büsche & Müller em Hagen, Alemanha, e coloca assim a pedra basilar para o futuro sucesso da VARTA®.

1890: Investimento AEG & Siemens

Quando a AEG e a Siemens se dedicaram à produção de acumuladores (um componente-chave de baterias), elas investiram na Büsche & Müller, ou seja, na antecessora da VARTA®. Na sequência deste investimento surgiu a Accumulatorenfabrik AG (ou simplesmente AFA).

1893: As baterias VARTA® abastecem os primeiros carros elétricos na Alemanha

O Baker ‘Runabout’, o primeiro veículo adquirido e conduzido por Thomas Edison, é o primeiro veículo elétrico americano introduzido na Alemanha por Adolf Müller. E como não podia deixar de ser, era abastecido por baterias da antecessora da VARTA®, ou seja, da AFA.

1904: Nascimento do nome VARTA®

A marca VARTA® é estabelecida inicialmente como submarca da AFA para fabricar pequenos acumuladores de chumbo portáteis utilizados para a ignição de motores e acabar com o arranque à manivela. VARTA® é um acrónimo dos termos Vertrieb, Aufladung, Reparatur Transportabler Akkumulatoren o que significa distribuição, recarregamento e reparação de acumuladores portáteis.

1905: A condução noturna torna-se mais segura

Como os condutores pretendem cada vez mais conduzir de noite, a VARTA® fornece as primeiras baterias de sempre para a iluminação de veículos.

Ferramenta de pesquisa de baterias da VARTA®


És mecânico? Usa o nosso motor de busca avançada no VARTA Partner Portal.

Ferramenta de localização de distribuidores da VARTA®

Encontrar outros distribuidores